A verdade sobre a vida Nômade: liberdade, flexibilidade e muitos desafios

Uma pessoa vestindo um casaco bege, gorro roxo e fones de ouvido sorri enquanto segura uma bolsa xadrez. Eles estão em um barco com um corpo de água e montanhas enevoadas ao fundo sob um céu nublado.
PUBLICIDADE

Se você flerta com a ideia de ser um nômade digital esse artigo é muito importante pra você. Mas antes de a gente começar a conversar, deixa eu me apresentar. 

Oie, eu me chamo Samira, sou especialista em marketing, surfista de ondas pequeninhas e, nos últimos três anos, tenho vivido como nômade digital. Com todos os meus pertences dentro de uma mala de 23kg e uma mochila, já morei em diversos países da América do Sul, Europa, África e Ásia. No Instagram e YouTube, compartilho minha jornada e dicas sobre como viver e trabalhar em qualquer lugar do mundo. 

Durante esses 3 anos viajando, trabalhei remotamente de várias maneiras, inclusive como CLT para uma das maiores fintechs do Brasil. E sempre que busco novas oportunidades remotas, o Remotar.com.br é meu ponto de partida. Imaginem, então, minha alegria ao ser convidada para falar sobre vida nômade aqui no blog da Remotar!

PUBLICIDADE

Muitas pessoas sonham em se tornar nômades digitais, imaginando-se viajando pelo mundo sem uma data de retorno. Apesar das inúmeras vantagens como liberdade e flexibilidade, a vida nômade também carrega desafios significativos. Para quem está considerando adotar este estilo de vida, é fundamental olhar além das fotos paradisíacas nas redes sociais. Quero compartilhar com vocês alguns insights meus e de amigos nômades sobre os prós e contras de estar sempre em movimento

Prós da Vida Nômade:

  • Realizar sonhos: Por que esperar até a aposentadoria para viver seus sonhos? Com o trabalho remoto, você tem liberdade geográfica para realizar aventuras que antes pareciam inalcançáveis com um modelo de trabalho convencional.
  • Explorar culturas e ampliar horizontes: A gente acha que conhece e entende o mundo até começar a viajar e perceber que não sabia de nada. A vida nômade nos oferece a chance de explorar a diversidade do mundo e aprender vivendo. Cada destino é uma oportunidade de aprender sobre história, revisitar crenças, descobrir novas perspectivas e expandir nossos horizontes.
  • Viver de acordo com seus desejos e necessidades: Já se perguntou se prefere viver à beira-mar ou nas montanhas? No estilo de vida nômade, você não precisa fazer essa escolha difícil. Você tem a liberdade de se mover conforme suas vontades. Você pode literalmente seguir o verão pelo mundo ou alternar entre grandes cidades e vilarejos por exemplo.
  • Aproveitar a Geoarbitragem: Esse termo pode não soar familiar, mas a Geoarbitragem é uma vantagem incrível para muitos nômades digitais. Basicamente, significa aproveitar as diferenças de custo de vida em diferentes partes do mundo. Por exemplo, morando em Buenos Aires com um salário de São Paulo, seu dinheiro rende bem mais devido o custo de vida menor.
  • Aprender sobre si mesmo: A flexibilidade nômade permite experimentar diferentes estilos de vida e entender o que realmente ressoa com você. É possível, por exemplo, testar a vida em cidades grandes e pequenas, em casas e apartamentos, na praia e no campo. 
  • Viver como um local: Em vez de experiências turísticas genéricas, os nômades vivenciam a cultura local autenticamente. Fazemos compras onde os locais fazem, comemos onde eles comem, e participamos da vida comunitária, o que enriquece enormemente nossa experiência de viagem.

Contras da Vida Nômade:

  • Saudade da família e amigos: Sabe aquele almoço de domingo na casa de um amigo ou familiar? Ou aquele happy hour que todo mundo anima de última hora? Com a vida nômade, esses momentos podem se tornar raros. A liberdade geográfica é incrível, mas também significa que você pode passar longos períodos sem abraçar amigos e familiares. Aniversários, casamentos e outros eventos importantes da vida vão acontecer sem você. Esta é, sem dúvida, uma das partes mais difíceis de ser um nômade digital.
  • Lar Temporário: A busca por acomodações pode ser desgastante, e muitas vezes, os lugares não atendem a todas as suas expectativas, sejam eles hotéis sem personalidade ou casas alugadas com suas peculiaridades.
  • Equilibrar Trabalho e Lazer: A linha entre trabalho e lazer se torna muito tênue quando você é um nômade digital. É muito fácil ter a sensação que você está de férias quando abre a cortina da janela e se depara com as montanhas brancas de Bariloche. Assim como é difícil se desconectar do trabalho quando você acabou de ter uma reunião difícil, mesmo estando na beira de uma praia paradisíaca no nordeste do Brasil. 
  • Zona de conforto, quem?: O desconforto é  seu companheiro de estrada. Isso não quer dizer que você vai passar perrengues e dificuldades 24 horas por dia, mas sempre haverá algum tipo de adaptação a ser feito. Seja porque a sala da sua casa não tem tomadas o suficiente e você vai precisar fazer uma gambiarra de extensões para trabalhar ou porque é muito difícil encontrar suas comidas favoritas em um determinado país. 
  • Minimalismo e desapego: Esse é um estilo de vida que exige muito desapego. Tudo que você tem precisa caber em uma mala/mochila e se em algum momento quiser algo novo, algo antigo vai ter que sair. Além disso, não há espaço pra carregar souvenirs.
  • Tchau, até logo (?): Eu costumo dizer que ser nômade é viver colecionando saudades. Porque a verdade é que a hora da despedida sempre chega. Seja despedir do seu novo café favorito ou de um amigo que você fez pela estrada. O pior é que a gente nunca sabe se é um definitivo adeus, e sempre torcemos para que seja somente um até logo.

Apesar dos desafios, a vida nômade tem me proporcionado uma experiência de liberdade e autodescoberta que, para mim, é simplesmente inestimável. Vale a pena embarcar nessa jornada? Sem dúvida alguma, sim!Se você está curioso para descobrir como iniciar sua própria aventura nômade, não deixe de conferir a minha série “Como se Tornar um Nômade Digital”. Assista ao primeiro episódio aqui e dê o primeiro passo rumo à liberdade de viver e trabalhar onde desejar.

Te vejo na estrada?

PUBLICIDADE

Picture of Samira Machado

Samira Machado

No Rolês Aleatórios, compartilhamos as aventuras, os desafios e as descobertas que encontramos ao longo do caminho, além de estratégias e dicas para aqueles que sonham em se tornar nômades digitais e ter a liberdade de explorar o mundo.Junte-se a nós nessa jornada de descobertas e experiências únicas!

Postagens relacionadas

Pular para o conteúdo