Pesquisar
Close this search box.

Como criar um currículo para trabalho remoto

dan-dimmock-sNwnjxm8eTY-unsplash

O mundo está abraçando o trabalho remoto e se você está procurando um trabalho desse tipo, é fundamental elaborar um currículo adaptado especificamente para cargos remotos. Se tem dúvidas sobre como criar um currículo para trabalho remoto, não se preocupe, pois este artigo o(a) guiará na criação de um ótimo currículo com as habilidades que os empregadores procuram, a melhor formatação para atender a um público global e todas as seções relevantes.

Qualidades essenciais para trabalhadores remotos

A falta de contato presencial torna o trabalho remoto diferente do trabalho convencional, e para ter sucesso nesse tipo de trabalho é necessário ter algumas qualidades:

  • Automotivação e disciplina: Os trabalhadores remotos precisam saber gerenciar seu próprio tempo e manter-se produtivos, mesmo sem supervisão presencial.
  • Boa capacidade de comunicação: A comunicação não verbal é muito importante para o ser humano, mas no trabalho remoto ela tem menos espaço para acontecer. Por isso, é particularmente importante que você compense isso comunicando com clareza e eficácia.
  • Conhecimentos tecnológicos: Ter familiaridade com ferramentas de colaboração remota como Slack, Zoom, Asana e software de gerenciamento de projetos é um diferencial.
  • Adaptabilidade e solução de problemas: O mundo está mudando cada vez mais rápido e isso também se aplica ao trabalho remoto; por isso, é fundamental conseguir se adaptar rapidamente e ter a capacidade de resolver problemas inesperados.
  • Colaboração: Mesmo remotamente, é importante trabalhar bem em equipe, demonstrando que é capaz de construir relacionamentos e contribuir efetivamente para as metas estabelecidas.

Como estruturar o seu currículo para trabalho remoto

As seções de um currículo para trabalho remoto são as mesmas de um currículo normal. Porém, existem alguns detalhes nas diferentes seções que você deve ter em conta se quiser criar um currículo adaptado para trabalhar remotamente. As seções são:

Dados pessoais

Os dados pessoais são a primeira seção de um currículo e permitem identificá-lo(a) e contatá-lo(a). Inclua seu nome completo, número de telefone, endereço de e-mail e perfil do LinkedIn. Como regra geral, não deve incluir foto para evitar possíveis preconceitos e aderir aos padrões de privacidade de países como os EUA e o Reino Unido. Porém, se a vaga for de uma empresa onde a foto seja habitual no currículo, deverá inseri-la.

Resumo profissional

Essa seção é um resumo de seus pontos-fortes e é colocada logo após os dados pessoais. Deve mencionar uma ou duas qualidades específicas para o trabalho a que se está candidatando, bem como qualidades fundamentais para o trabalho remoto, como as mencionadas acima.

Experiência profissional

Na experiência profissional, indique suas funções e tarefas anteriores, destacando as que demonstrem sua capacidade de trabalhar remotamente. Sempre que possível, inclua resultados atingidos e projetos desenvolvidos.

Formação

A seção de formação serve para demonstrar seu percurso acadêmico principal. Para cada grau, indique a escola/universidade, a data de início e de conclusão e aspectos relevantes, como a participação em projetos acadêmicos, a média final, as matérias mais importantes, etc

Habilidades

As habilidades são competências técnicas ou pessoais que lhe permitem realizar determinadas tarefas específicas e interagir eficazmente com seus colegas. Além das qualidades mencionadas acima, existem outras importantes para o trabalho remoto, como: comunicação assíncrona, gerenciamento de projetos remotos, habilidade na interação entre diferentes times e contextos, conhecimentos de segurança da informação, entre outras.

Seções opcionais

Além dessas seções, você pode adicionar outras que agreguem valor para sua candidatura. Uma das seções opcionais mais importantes no trabalho remoto é a de idiomas. Na verdade, uma grande parte desses trabalhos exige o domínio do inglês, então torna-se necessário mencioná-lo. Outras secções opcionais incluem: indicações profissionais, trabalho voluntário, hobbies e interesses, etc.

Adaptação ao mercado global

Cada país tem suas próprias normas e expectativas em termos de currículo. Porém, é possível criar um documento que funcione globalmente. Para isso, considere essas dicas:

  • Use um modelo organizado e profissional: Escolher um modelo de currículo adequado para trabalho remoto é fundamental. Para isso, opte por um documento com cores sóbrias, como azul-escuro, cinzento ou preto, sem excesso de elementos gráficos. Um currículo com cores e elementos muito chamativos pode ser recebido com relutância em vários países. Isso não impede que o documento seja moderno e elegante, desde que tenha um aspecto sóbrio.
  • Evite informações específicas do país: Exclua informações pessoais como o estado civil, idade ou fotos. Esses elementos não são exigidos em muitos países e podem levar a preconceitos inconscientes. Atenha-se ao conteúdo profissional, universalmente aceito.
  • Inclua um link para seu portfólio on-line ou LinkedIn: Muitos empregos remotos exigem uma demonstração das habilidades ou amostras de trabalho. Inclua um link para seu perfil do LinkedIn, perfil da Remotar, ou um portfólio on-line para mostrar seu trabalho.
  • Traduza o conteúdo adequadamente: É muito provável que tenha de redigir o currículo em inglês. Ainda que você domine o idioma, pode sempre usar ferramentas online, como o DeepL Write, que apresentam sugestões para melhorar o texto. Caso tenha dificuldade, pode contratar um profissional para traduzir seu documento.

Esperamos que o conteúdo e as dicas deste artigo ajudem você a criar um currículo fantástico para trabalho remoto!

Picture of Remotar Jobs

Remotar Jobs

A Remotar Jobs é a maior curadoria de vagas remotas do Brasil. Acreditamos que a liberdade de escolher onde e como trabalhar não só impulsiona a produtividade, mas também permite que você equilibre mais sua vida profissional e pessoal. Acesse remotar.com.br e encontre oportunidades de trabalho remoto para diversas áreas de atuação.

Postagens relacionadas

Pular para o conteúdo