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Employee Experience: o que é e como aprimorá-la

Leia! Employee Experience: o que é e como aprimorá-la
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Você já ouviu falar no termo employee experience? Apesar de parecer complicado, esse termo nada mais é do que a experiência do funcionário ou colaborador de uma empresa. 
Uma empresa é composta por vários elementos, sendo que um dos mais importantes é o colaborador.
Geralmente, é o colaborador que está na ponta, em contato direto com o cliente e que é responsável por promover ações, serviços e a imagem institucional da empresa. 
Apesar de tamanha importância, infelizmente, muitas empresas não investem na experiência positiva do seu funcionário, pelo contrário, vivem em um regime ultrapassado, com comunicação somente de cima para baixo, baixa valorização salarial e profissional, ou mesmo com um ambiente de trabalho ruim.
Consequentemente, há uma elevada rotatividade dos funcionários, conhecida também como turnover, o que é negativo para a imagem institucional, assim como para o rendimento e destaque dentro do mercado de trabalho. 
Diante disso, neste artigo aprenderemos como aprimorar o employee experience do negócio, melhorando a experiência do funcionário e, consequentemente, o desenvolvimento do profissional e do negócio como um todo. Confira a seguir!

Employee experience: por que é importante?

Ao investirmos em um bom ambiente de trabalho, assim como na valorização salarial e profissional do colaborador, consegue-se obter melhores resultados nas vendas, assim como a melhora da imagem diante da sua concorrência e do público-alvo.
Basicamente, quando falamos em experiência do colaborador, não estamos nos referindo a um relacionamento de amizade. Mas sim ao estímulo de um bom clima e de oportunidades no local de trabalho.
Assim, estamos nos referindo a um local de trabalho bem estruturado, uma liderança que é próxima e que sabe ouvir e estimular o desenvolvimento, bem como o alinhamento de benefícios para o funcionário.
Do mesmo modo, a experiência pode ser valorizada e otimizada por meio do investimento na capacitação e qualificação técnica, dentre outros aspectos que melhoram o clima dentro da organização e demonstram que há uma troca de valores entre instituição e colaborador.
A jornada do colaborador tem muito a ver com a cultura da organização, assim como com sua missão, visão e valores. 
Por isso, se você deseja transmitir uma imagem positiva da sua organização, assim como ser considerada como inovadora, atraindo pessoas interessadas em trabalhar no local, assim como clientes, vale a pena investir nesse tipo de ação e cuidado.

Como melhorar a experiência do seu colaborador?

Na área do Marketing, existem alguns elementos que nós precisamos levar em consideração: o endomarketing e a comunicação interna. 
Essas são duas estratégias importantes para quem deseja melhorar a experiência do colaborador.
A primeira, refere-se ao conjunto de ações direcionadas para o colaborador, assim como para pessoas que são próximas da empresa, como os terceirizados e revendedores. Essa estratégia traz como benefícios:

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  • Motivação do colaborador;
  • Melhora do clima dentro da organização;
  • Menor índice de turnover;
  • Aumento da produtividade, seja nas vendas ou nos serviços.

Já quando falamos em comunicação interna, nos referimos também a uma estratégia que é conhecida como marketing de atração ou Inbound Marketing, e que não deve ser aplicada somente em processos de venda com o cliente, mas também para que seja possível ter uma aproximação qualificada com o colaborador, evidenciando a cultura e alinhando a comunicação.
Para isso, é importante desenvolver ações como:

  • Criar um boletim ou jornal interno;
  • Contar com um aplicativo para integração dos funcionários;
  • Promover rodas e conversa com a chefia para ouvir sugestões;
  • Dispor canais de comunicação interna eficientes.

A partir disso, é importante compreender como o endomarketing e a comunicação interna podem ser aplicados para obter uma melhora dentro do ambiente organizacional, assim como na experiência do colaborador.

Aplicando essas técnicas

Para ter um bom diálogo dentro da empresa, é importante pensar no tipo de conteúdo que será desenvolvido. 
Por isso, uma das dicas é produzir informativos baseados nas técnicas do Marketing de conteúdo, bem como criar ações de estímulo, engajamento, interação e de desenvolvimento no espaço, como treinamentos.
No caso dos materiais e informativos, isso é preciso para desenvolver um material que seja relevante, atrativo e esclarecedor para o corpo laboral, reforçando a cultura do local.
É muito importante que essa seja uma via de mão dupla, ou seja, que o colaborador também tenha espaço para se comunicar e expressar sua opinião. 
Por isso, é possível criar um aplicativo que permita esse contato, assim como redes mais informais, como é o caso de grupos no whatsapp, além de reforçar ações de comunicação e abertura de feedbacks.
Para atingir novos talentos e clientes com as ações realizadas para o público interno, é possível anunciar nas redes sociais, como o Twitter Ads, assim como no Google, por meio da ferramenta do Google Ads.
Desse modo, conseguimos promover campanhas realizadas e até mesmo o desempenho/desafios nas mídias, evidenciando os potenciais do negócio e a troca proporcionada com os colaboradores, expandindo a experiência para os mais diversos ambientes e ampliando o sucesso de todos envolvidos no negócio.
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