Trabalhar em casa oferece uma série de benefícios, mas é fácil esquecer de cuidar da saúde física no ambiente do home office. Ergonomia não é apenas sobre cadeiras caras, mas sim sobre pequenas adaptações que podem proteger seu corpo a longo prazo. Se liga nas dicas que preparamos:
1. Ajuste da cadeira e mesa
O ideal é que seus pés fiquem apoiados no chão e os joelhos em um ângulo de 90 graus. Se a sua cadeira não permite isso, coloque uma almofada ou livros para ajustar a altura. Uma postura correta evita dores nas costas e nas pernas.
2. Altura da tela
O monitor ou notebook deve estar na altura dos olhos para evitar forçar o pescoço. Se não tiver um suporte de tela, empilhe livros para atingir a altura ideal. Isso diminui a tensão na coluna cervical.
3. Pausas regulares
Ficar sentado por longos períodos pode causar dores e fadiga. Faça pequenas pausas a cada 30-40 minutos para alongar o corpo, caminhar pela casa e relaxar os olhos. Isso evita a síndrome do túnel do carpo e o cansaço visual.
4. Iluminação adequada
Trabalhar com boa iluminação também faz parte da ergonomia. Luz natural é ideal, mas, se não for possível, use uma luminária com luz branca para evitar o cansaço ocular e aumentar sua produtividade.
5. Cuidado com o pulso
Um apoio para os pulsos pode ajudar a evitar lesões ao digitar por longos períodos. Se não tiver um acessório ergonômico, use uma toalha enrolada para dar suporte aos pulsos e evitar inflamações.
E aí, gostou das nossas dicas de ergonomia no Home Office? Com ajustes simples, é possível cuidar da sua saúde e garantir mais conforto no trabalho remoto. Ergonomia é sobre adaptar o espaço à sua realidade e, com pequenas mudanças, você pode prevenir problemas futuros.