Como criar um currículo para trabalho remoto

Dicas

Seta

Com o aumento do trabalho remoto, é essencial ter um currículo adaptado para esses cargos. Se você tem dúvidas sobre como criar um, este artigo ajudará a elaborar um ótimo currículo, destacando habilidades valorizadas por empregadores, a melhor formatação para um público global e todas as seções relevantes.

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As seções de um currículo para trabalho remoto são  as mesmas de um currículo normal. Porém, existem alguns detalhes nas diferentes seções que você deve ter em conta se quiser criar um currículo adaptado para trabalhar remotamente. As seções são:

Como estruturar  o seu currículo para trabalho remoto

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Os dados pessoais são a primeira seção de um currículo e permitem identificá-lo(a) e contatá-lo(a). Inclua seu nome completo, número de telefone, endereço de e-mail e perfil do LinkedIn. Como regra geral, não deve incluir foto para evitar possíveis preconceitos e aderir aos padrões de privacidade de países como os EUA e o Reino Unido. Porém, se a vaga for de uma empresa onde a foto seja habitual no currículo, deverá inseri-la.

Dados pessoais

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Essa seção é um resumo de seus pontos-fortes e é colocada logo após os dados pessoais. Deve mencionar uma ou duas qualidades específicas para o trabalho a que se está candidatando, bem como qualidades fundamentais para o trabalho remoto, como as mencionadas acima.

Resumo profissional

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Na experiência profissional, indique suas funções e tarefas anteriores, destacando as que demonstrem sua capacidade de trabalhar remotamente. Sempre que possível, inclua resultados atingidos e projetos desenvolvidos.

Experiência profissional

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A seção de formação  serve para demonstrar seu percurso acadêmico principal. Para cada grau, indique a escola/universidade, a data de início e de conclusão e aspectos relevantes, como a participação em projetos acadêmicos, a média final,  as matérias mais importantes, etc.

Formação

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As habilidades são competências técnicas ou pessoais que lhe permitem realizar determinadas tarefas específicas e interagir eficazmente com seus colegas. Além das qualidades mencionadas acima, existem outras importantes para o trabalho remoto, como: comunicação assíncrona, gerenciamento de projetos remotos, habilidade na interação entre diferentes times e contextos, conhecimentos de segurança da informação, entre outras.

Habilidades

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Além dessas seções, você pode adicionar outras que agreguem valor para sua candidatura. Uma das seções opcionais mais importantes no trabalho remoto é a de idiomas. Na verdade, uma grande parte desses trabalhos exige o domínio do inglês, então torna-se necessário mencioná-lo. Outras secções opcionais incluem: indicações profissionais, trabalho voluntário, hobbies e interesses, etc.

Seções opcionais

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